A doença arterial coronária é a patologia cardiovascular mais frequente, responsável por milhares de mortes em todo o mundo. O infarto agudo do miocárdio é a forma mais grave da doença coronária.
Como reconhecer um “ataque cardíaco”? É aquela dor no peito repentina, intensa, apertando, como um elefante sentado em seu peito? Essa é a apresentação clássica. Mas não é o que ocorre na maioria dos pacientes. Os sintomas podem variar e as vezes serem muito sutis.
Alguns dos sintomas você nunca suspeitou que eram de um infarto.
Outros sintomas diferentes:
- Dor no peito tipo azia. É bastante comum que os ataques cardíacos pareçam refluxo ácido .
- Falta de ar. Alguns ataques cardíacos não causam dor alguma. Esses “ataques cardíacos silenciosos” são mais comuns em pessoas com diabetes, idosos e aqueles que fizeram cirurgia de ponte de safena.
- Fadiga profunda. Esse sintoma é mais comum em pacientes idosos e pode ser diagnosticado erroneamente como uma doença semelhante à gripe.
- Náuseas e sudorese. Embora esses sintomas possam vir com fortes dores no peito, eles também podem ocorrer sozinhos, especialmente em mulheres. Esses sintomas geralmente acompanham ataques cardíacos na parede inferior (fundo) do coração.
É muito importante que você conheça o seu risco cardiovascular para desenvolver Infarto ou AVC. Na presença de um risco alto os sintomas precisam ser seriamente averiguados. Caso você não conheça seu risco previamente considere essas condições: pacientes diabéticos de qualquer sexo após os 40 anos; homens com mais de 40 anos ou mulheres após a menopausa que sejam hipertensos, sejam tabagistas ou que tenham história de tabagismo por muitos anos ou que tenham colesterol elevado. Pessoas com histórico na família de infarto , angioplastia ou cirurgias de ponte de safena também são de alto risco.
Azia, falta de ar e outros sintomas sutis nem sempre são ataques cardíacos. Quando procurar ajuda ?
- Junto com a dor no peito você tem falta de ar e suor frio;
- Os sintomas ocorrem de repente e persistem por mais de cinco a 10 minutos;
- Falta de ar e desconforto no peito ocorrem enquanto você está em repouso;
NÃO VÁ SOZINHO AO HOSPITAL
Peça a um amigo ou familiar ou ligue para o serviço de emergência da sua operadora de saúde.
Nem toda dor no peito é um sintoma de ataque cardíaco.
É improvável que a dor esteja relacionada ao coração quando:
- É momentânea, durando apenas alguns segundos.
- Parece uma sensação de formigamento.
- Está em uma área pequena e bem localizada do seu peito.
- Pode ser reproduzido quando você pressiona o peito ou move o braço.
- Irradia abaixo de seu abdômen e em suas pernas.