A busca por saúde e melhora da estética corporal é algo antigo e constante na nossa história. Não importa onde você vá, vai sempre escutar que precisa fazer duas coisas: Exercício e Dieta. Vivemos tempos diferentes com a internet. Com ela a velocidade de tudo aumentou e a difusão de informações de todo tipo fez com que esse ambiente se tornasse algo selvagem para todos, profissionais de saúde e leigos. Profissionais não precisam apenas se atualizar precisam estar atentos a modas e forte embasamento científico para contrapor todas as informações que lhe são trazidas sem a devida fundamentação científica.
O que é saúde?
Afinal o que é saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde saúde é: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Veja que não basta não apresentar uma condição de ausência de doenças, estar magro e com todos os exame em dia. Nessa definição entram outros valores diferentes do que nós médicos costumamos definir como saúde. Médicos costumam ver saúde apenas como a ausência de doenças. Sobretudo daquelas que são visíveis e mensuráveis.
Num mundo onde as interações passaram a ser digitais a noção de bem estar ficou algo diferente. Parece que as vezes é mais importante parecer que está bem é melhor do que estar bem. Mas para quem busca saúde de verdade o mundo também não anda fácil. Tantos são os pseudo especialistas nas mídias sociais, que conseguir separar a informação que presta da que não presta é muito difícil. Ainda mais difícil estar bem mentalmente e socialmente numa sociedade com valores tão deturpados como a brasileira onde somos assaltados na rua em casa e não temos direito a praticamente nada.
QUEM DEVO PROCURAR PARA CUIDAR DA SAÚDE?
Depois de um determinado tempo da vida atingimos um certo grau de maturidade e as modinhas da vez começam a não fazer tanto sentido como faziam antes. Passamos a pensar de modo mais assertivo e colocamos a razão à frente da emoção. Se vou buscar saúde onde devo ir? Ao médico? Ao nutricionista? Ao profissional de educação física? Ao coach? Quem é o profissional mais indicado? O fato é que a conversa de prevenção de eventos em saúde é um assunto muito sério, mas no Brasil, como tudo mais, é tratado como piada até pelos próprios usuários do sistema. Tem gente defendendo todo tipo de coisa em relação ao que te mantém saudável ou não. Afinal vale tudo para reinventar a roda e ter um lugarzinho ao sol.
Meu conselho é que se você quer saúde procure o bom senso e tenha muito, mas muito cuidado com radicalismos em dietas, exercícios e tudo mais.