Você está visualizando atualmente MEDICINA DE PRECISÃO

MEDICINA DE PRECISÃO

A medicina de precisão, também chamada de medicina personalizada é uma nova visão da medicina. Com foco não na doença, mas no paciente, individualmente, ela busca entender como cada indivíduo é único.

A medicina até hoje trabalha com métodos e tratamentos que funcionam da mesma maneira para todas as pessoas ou pelo menos para vários grupos de pessoas.

A medicina de precisão procura avaliar como cada indivíduo vai responder de forma diferente  a cada mudança do meio ambiente, doença ou tratamento. Na prática ela usa os elementos da medicina como sinais e sintomas, tratamentos, etc e associa à genética individual.

Diversos tipos de câncer, doenças cardíacas, neurodegenerativas, imunológicas  e psiquiátricas podem se comportar de forma muito diferente de um indivíduo para o outro e exigir tratamentos diferentes e é aí que entra a medicina de precisão.

Quando a atriz Angelina Jolie  descobriu que tinha uma mutação genética no gene BRCA-1, decidiu retirar as duas mamas e  os ovários, pois a alteração nesse gene está associada a um alto risco de câncer nesses órgãos. Ela se submeteu a uma cirurgia preventiva.

Recentemente na minha prática clínica um paciente de 36 anos que tinha sido vítima de AVC foi encaminhado para uma cirurgia de fechamento de um defeito congênito no coração. Ele me procurou como segunda opinião e na consulta solicitei um exame de sangue simples que mostrava a deficiência de uma enzima. Encaminhei-o para o teste genético que mostrou que ele tinha doença de Fabry. Testamos todos os homens da família e todos eram portadores da mesma condição com alto risco de desenvolver um AVC ainda jovens.     Toda a família hoje faz a reposição dessa enzima.

A depressão tão comum no mundo atual também tem seu tratamento modificado quando encontramos mutação no gene MTHFR.

A medicina de precisão pode te ajudar a melhorar o medicamento que você vai usar para hipertensão, depressão,  entre outras doenças.  Pode também te ajudar a prever um grande número de doenças e até saber qual o melhor tipo de exercício vai ser melhor para sua  saúde.

Essa prática médica já é uma realidade. Seus custos caíram assustadoramente e sua utilização é cada vez mais ampliada .

Um estudo que ofereceu testes genéticos para pessoas que não eram portadoras de quaisquer doenças e encontraram testes alterados em 15,5% das pessoas. Câncer e doenças cardiovasculares foram as alterações mais comuns. As duas maiores causas de morte em todo mundo e maiores inimigas da longevidade. Muitas dessas doenças podem ser prevenidas após exame mostrando as alterações genéticas

Muito antes que você pensa a medicina personalizada estará na sua vida.  Atualmente oferecemos diversos tipos de exames genéticos preventivos como painel para câncer , painel para doenças cardiovasculares, painel para medicina do esporte e painel amplo incluindo todos.