O teste ergométrico (TE) convencional, com interpretação do eletrocardiograma durante o esforço, é um método valioso para detectar modificações entre a oferta e a necessidade de oxigênio pelo músculo do coração, avaliar arritmias e o comportamento da pressão arterial com ou sem o uso de medicamentos. Quando uma artéria apresenta-se obstruída anormalidades podem surgir no eletrocardiograma de esforço.
Contudo, muitas questões da função do coração e do pulmão ficam sem resposta diante de uma avaliação pelo TE. De um lado o diagnóstico e avaliação de insuficiência cardíaca e na outra extremidade a avaliação da real capacidade funcional de atletas são de interesse do clínico e de profissionais especializados. Pacientes com distúrbios ventilatórios ou circulatórios periféricos podem se beneficiar com a obtenção de parâmetros obtidos pelo Teste Cardiopulmonar, também chamado ergoespirometria.
No teste cardiopulmonar um grande número de variáveis são adicionadas e elas podem ajudar o médico ou outros profissionais de saúde na tomada de decisão. Conheça as principais indicações para utilizar o teste cardiopulmonar:
Conheça seus limites e suas zonas de treinamento. Isso pode te ajudar a emagrecer.
Medicina do esporte:
- Determinar a real capacidade de um atleta seja profissional ou amador;
- Identificar a zona de treinamento ideal em pessoas que buscam melhoria nos treinos físicos, seja por razões médicas ou também de ganho de rendimento e principalmente ele pode te ajudar no processo de otimização do emagrecimento.
– Cardiologia:
- Acompanhamento de pacientes com insuficiência cardíaca: O teste cardiopulmonar é o único método com classificação de 5 estrelas no seguimento da insuficiência cardíaca. Esse status se deve ao fato de que ele é o único a acompanhar a capacidade funcional de forma dinâmica, não só do coração como também das repercussões dessa patologia sobre outras partes do corpo.
- Insuficiência Cardíaca com função sistólica preservada: Não há como se falar nessa entidade sem falar em teste cardiopulmonar. O teste cardiopulmonar é capaz de determinar a capacidade funcional do indivíduo de forma direta. Duas metanálises disponíveis nos mostraram que a margem de erro pela interpretação subjetiva na consulta e também no teste ergométrico pode superar os 80% de diferença.
- Acompanhamento de pacientes com insuficiência coronária grave em tratamento clínico: Inúmeros estudos têm mostrado que no tratamento da insuficiência coronária crônica não há diferença entre a mortalidade a longo prazo nas diversas formas de tratamento. O melhor exame para acompanhar o risco desses pacientes ao longo do tempo também é o teste cardiopulmonar. Exames como o ecocardiograma ou a cintilografia podem mostrar alterações tarde demais ou ainda não serem capazes de determinar a melhora do paciente e seu risco quando o tratamento é instituído ou mudado.
- Nas cardiopatias congênitas: Pacientes com cardiopatias congênitas têm um poderoso aliado na avaliação da capacidade funcional e na decisão do momento adequado para cirurgias e para reoperações.
- Nas demais cardiopatias: O teste ergométrico convencional sempre superestima a capacidade funcional pela fórmula utilizada. O teste cardiopulmonar faz isso de forma direta.
Sabe aquela falta de ar que ninguém achou a causa. O teste cardiopulmonar pode te ajudar.
– Pneumologia:
- Diagnóstico diferencial da falta de ar: Pessoas com falta de ar seja em repouso seja decorrente do exercício e que já fizeram muitos exames. RX de tórax , tomografias , provas de função pulmonar e não tiveram a conclusão. Temos aqui mais uma indicação classe cinco estrelas. O teste cardiopulmonar consegue separar a dispneia de origem pulmonar, cardíaca ou psicogênica.
- Acompanhamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva (DPOC): Além de ajudar no diagnóstico da asma induzida no esforço o exame também ajuda na quantificação da limitação do exercício provocada pela doença e seu acompanhamento ao longo do tempo. Isso pode ser extremamente útil na avaliação da eficácia do tratamento.
– Clínica médica
- Avaliação e acompanhamento de pacientes com doenças metabólicas: Acompanhar os pacientes com diversas doenças metabólicas.
O teste cardiopulmonar vai muito além da avaliação para o atleta e o praticante de atividade física, embora essa seja uma grande vocação dele. Ele pode ajudar muito na detecção e acompanhamento de várias condições.