Durante o exercício a necessidade de energia aumenta muito. De onde vem essa energia que utilizamos para a contração muscular? A moeda de energia do nosso corpo é o ATP. Trifosfato de Adenosina. E esse ATP de onde vem? Nosso corpo utiliza 3 vias metabólicas para produção desse ATP: Anaeróbica alática ou via de fosfatos de alta energia, via anaeróbica lática e a via aeróbica. No exercício de longa duração importam as duas últimas.
ATP NOSSA MOEDA DE ENERGIA
Para produzir o ATP, podemos utilizar proteínas, gorduras e carboidratos. Mas uma coisa é fundamental entender nesse processo: Só utilizamos gordura e proteínas para produzir ATP se o metabolismo for aeróbico. Em cada fase ou intensidade utilizamos mais ou menos uma determinada via de produção de energia. Como podemos saber qual via metabólica estamos utilizando? Durante o teste cardiopulmonar de exercício descobrimos essas informações.
Para entender a zona de treinamento é necessário entender os eventos fisiológicos que ocorrem com o exercício:
- Limiar anaeróbico ou limiar de lactato ou a definição que mais gosto limiar ventilatório I: O Limiar anaeróbico (LA) é o momento em que o corpo começa a produzir ácido com o exercício. Até esse momento o exercício é predominantemente aeróbico. Quanto mais tempo levamos pra chegar até aí, melhor nossa aptidão aeróbica.
- Ponto de compensação respiratória ou limiar ventilatório II: Nesse momento nosso corpo perde a capacidade de tamponar o ácido produzido no exercício
- Pico de esforço onde se mede o VO2 máximo ou de pico: O VO2 é sua capacidade máxima de consumo de oxigênio.
LIMIAR ANAERÓBICO OU LIMIAR VENTILATÓRIO I É O DADO MAIS IMPORTANTE PARA PRESCREVER TREINAMENTO.
Correlacionando esses eventos com a Frequência Cardíaca obtemos a zona de treinamento e a fase de exercício onde se consome mais gordura, por exemplo. A zona de treinamento serve para maximizar resultados do seu exercício e reduzir os riscos do mesmo.
Mas será que você precisa do teste cardiopulmonar para determinar sua zona de treino?
Posso utilizar a fórmula clássica 220 – idade e treinar a 60% dessa zona? A FC máxima e o VO2 de pico em pessoas treinadas varia muito menos que o LV 1 e a FC nesse ponto. Portanto, mesmo que você utilize uma fórmula para predizer a FC máxima as fórmulas para predizer a FC no LA são ainda piores. Usando fórmulas estamos assumindo que o Limiar Anaeróbico ocorre sempre no mesmo ponto, na mesma intensidade. Isso pode provocar um erro de mais de 30% na sua zona de treino.
Se você procura exercício para a saúde, porque desprezar isso?
Quer começar um treino de forma correta? Faça um teste ergométrico cardiopulmonar antes de iniciar qualquer programa.
Vai descobrir qual a sua condição e saber os limites da sua FC de treino.
Quer melhorar seu tempo? Que otimizar seu treino?
Faça um teste cardiopulmonar para saber como estão as mudanças fisiológicas provocadas pelo exercício no seu corpo.